7 de agosto de 2011

Será alta mesmo?

Acho que as palavras TERRÍVEL e DESESPERADOR seriam pouco para resumir meu dia. Eu estava atrás de um vestido de festa para minha mãe (que boa filha que eu sou) e eu fui no lugar perfeito para fazer compras: ShoppingO fato é que,depois de mais de três horas rodando por muitas e muitas lojas,eu simplismente não achei nada! Decidi então tomar um belo milkshake para acalmar as idéias e continuar a busca para minha querida mãe. Mas já se foram os tempos de ouro do shopping viu? O que não era de malha beeem estampada era realmente muito caro! Nem loja de departamento se salva mais,não vi nada abaixo de 35 reais...nem as blusinhas mais simples.

FICAADICA: Pesquise muito antes de comprar qualquer coisa,pois a diferença de preços entre as lojas pode ser gigante! A pressa e a falta de procura podem fazer com que você depois da compra descubra que adquiriu uma roupa cara e de péssima qualidade.





Mas vamos logo pro assunto principal né? Uma das coisas que me chamou atenção foi que em vários lugares, as lojistas falavam que os vestidos que elas tinham eram de alta costura. Pensando nisso, resolvi esclarecer para vocês o que é esse termo que muitas vezes a gente escuta.  
Para ser considerada uma roupa de “alta costura”, é preciso constar na lista de profissionais regida, desde 1868, pela Câmara Sindical da Alta Costura (Chambre Syndical de la Haute Couture - Paris) que possui regras rígidas a serem seguidas.
     

Os principais Critérios, estabelecidos em 1945 e atualizados em 1992, são os seguintes:


 #empregar um mínimo de quinze pessoas nos ateliês;


 #apresentar à imprensa em Paris, a cada estação (primavera-verão e outono-inverno), uma coleção de pelo menos trinta e cinco passagens compostas de modelos para o dia e para a noite.

A alta costura é um trabalho artesanal, que realiza a fabricação de peças únicas e extremamente elaboradas com bordados em pedras preciosas ou semi. As marcas devem ter local próprio com espaço para criação de modelos únicos, e um salão para apresentação dessas produções exclusivas para as clientes. Geralmente cada costureira é responsável por uma peça, que é costurada quase que inteira a mão, mesmo nos dias de hoje a costura manual é considerada a mais detalhada e perfeita.


O termo alta costura constitui uma denominação juridicamente protegida,então só quem está na lista estabelecida podem utilizá-lo (Fique muito atenta quando alguém te empurrar uma roupa de "alta-costura",você pode acabar pagando caro por um luxo que não existe).


Existem hoje na França dezoito maisons de altas costura: Balmain, Pierre Cardin, Carven, Chanel, Christian Pior, Louis Féraud, Givenchy, Lecoanet Hermant, Christian Lacroix, Lapidus, Guy Laroche, Hanae Mori, Paco Rabanne, Nina Ricci, Yves Saint-Laurent, Jean-Louis Scherrer, Torrente, Emmanuel Ungaro

Então fique atenta!Nem tudo que reluz é alta costura.

                                                                                                             Por: Nicolle Wagner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá meninas e meninos,

Obrigada por comentar, sua opinião faz toda a diferença!

Karen Lima